Aveia é nossa amiga!!

Home»Blog da Doc»Aveia é nossa amiga!!

A aveia é um cereal, originalmente sem glúten, mas que, pelo seu processamento até chegar à nossa mesa, sofre contaminação (para os celíacos, existe aveia sem glúten no mercado. Para quem não é, não precisa ficar sem aveia por causa disso, ou busque a sem glúten, se preferir).

A aveia tem excelentes propriedades nutricionais. Rica em fibras solúveis e insolúveis, em minerais como manganês, molibdênio, fósforo, magnésio, cobre, ferro, cromo e zinco, vitaminas como B1, biotina, e uma proporção alta de proteínas, quando comparada a outros alimentos vegetais.

Muita gente que faz low carb tem medo da aveia, sem o menor fundamento científico.

A aveia é um excelente carboidrato para escolha, pois:

Auxilia na perda de peso, pois, apesar de ter carboidratos, possui muitas fibras, tendo um índice glicêmico bom, ajudando ainda a reduzir o de outros alimentos ingeridos em conjunto, como frutas, por exemplo.

Sua riqueza em fibras também auxilia muito na saciedade, tanto ao ocupar espaço no estômago e retardar seu esvaziamento, como através de uma dessas fibras, a Beta glucana, que promove secreção de colecistoquinina, hormônio que ajuda na saciedade.

É boa fonte protéica, sendo boa para o ganho de massa magra, junto a outras fontes, como leguminosas e proteínas animais.

Estudos já demonstraram que o consumo de grãos integrais, entre eles a aveia, está diretamente associado a uma melhor saúde do coração e das artérias, reduzindo a pressão sanguínea e as chances de desenvolver doenças coronarianas.

Diminui a chance de diabetes tipo 2, pois aumenta as fibras na dieta e não causa picos de insulina ao ser absorvida.

Ajuda a controlar níveis de colesterol. Um antioxidante, avenantramida, presente na aveia, foi capaz de inibir significativamente a oxidação do colesterol, importante da formação de placas nas artérias, ação benéfica potencializada pela vitamina C.

Melhora a ação do sistema imunológico (neutrófilos, defesa inicial do organismo contra patógenos).

Melhora a saúde da pele, regulando o PH.

Previne câncer do intestino (fibras).

Dicas:

Prefira o farelo de aveia, sempre que possível, por ser o tipo mais rico em fibras.

Cuidado: Muitas pessoas cortam glúten substituindo por farinhas de alto IG e pobres em fibras (ex: arroz, polvilho) aumentado risco de doenças.

Por | 2017-04-11T12:32:40-03:00 11/04/2017|Blog da Doc|

Leave A Comment

Avada WordPress Theme
Open chat
Olá! Aqui é a Dra. Flavia Denigris, tire suas dúvidas e agende sua consulta.
Powered by