Bioimpedância – Para que serve?

Home»Blog da Doc»Bioimpedância – Para que serve?

Exame de Bioimpedância

Bioimpedância é termo usado para a resposta de um organismo vivo pela passagem de uma corrente elétrica baixa aplicada a ele externamente, uma propriedade elétrica passiva pelo fluxo de corrente atravessando um tecido biológico.

Hoje, o exame de bioimpedância é usado para a avaliação detalhada da composição corporal, como percentual de gordura, de massa magra e a água corporal.

É muito recomendado para pessoas que estão em processo de perda de peso, mas, como vimos no post anterior sobre obesidade de peso normal, acaba sendo importante para todos, a fim de se conhecer o verdadeiro percentual de gordura e riscos para a saúde.

Também é possível saber o peso, o Índice de Massa Corporal (IMC), a impedância de cada segmento corporal, a Taxa Metabólica Basal (TMB, que é a quantidade de calorias que um indivíduo consome em repouso), biorresistência (oferecida pela gordura do interior da célula, adipócito) e a Reatância (oposição da corrente pela membrana celular, que é formada por lipídios e proteínas).

O exame permite a análise da evolução do tratamento de pacientes em emagrecimento e/ou em ganho de massa magra, e a avaliação do risco do desenvolvimento de doenças relacionadas ao excesso de gordura, como hipertensão e diabetes.

Dentre outras vantagens desse método se destaca o fato de ser de fácil acesso e realização, indolor e não invasivo, apenas exigindo um preparo prévio.

Quer saber mais? ⠀
Agende um horário pelo telefone (31) 3273-0544 ou ws (31) 99308-4151

Fontes:
JÚNIOR, José Jair Alves Mendes; OKIDA, Sérgio; JR, Sérgio Luiz Stevan. PRINCIPAIS CONCEITOS RELACIONADOS AO MÉTODO DE BIOIMPEDÂNCIA.

Por | 2017-04-24T17:05:01-03:00 24/04/2017|Blog da Doc|

Leave A Comment

Avada WordPress Theme
Open chat
Olá! Aqui é a Dra. Flavia Denigris, tire suas dúvidas e agende sua consulta.
Powered by