Bom humor pela boa alimentação

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Os transtornos de humor podem se originar por diversos fatores, e são divididos em transtornos depressivos e transtornos bipolares.

Confira alguns nutrientes que podem ajudar na melhora do quadro:

Vitamina D
Possui receptores no sistema nervoso central, estando sua carência relacionada à depressão. Sua principal fonte é quando os raios solares ultravioletas B incidem sobre a pele. Em menor escala, pode ser ingerida por meio de alimentos de origem vegetal ou de alimentos de origem animal.
Zinco
O zinco teria papel na importante nos quadros de depressão, e deve ser suplementado em casos de carência. Pode ser encontrado em ostras, camarão, carne de vaca, frango, peixe, grãos integrais, castanhas, cereais, entre outros.

 

Vitaminas do complexo B
O ácido fólico está relacionado aos quadros depressivos, e sua deficiência deve ser investigada em pacientes que não respondem aos antidepressivos. Pode ser encontrado em alimentos como vegetais de folhas verdes escuras, legumes, feijões, frutas cítricas, fígado e grãos integrais.

 

Triptofano
Aminoácido relacionado a funções como regulação do humor, do sono e do apetite. Não é produzido pelo nosso corpo, sendo necessário ingeri-lo através de alimentos como arroz, amaranto, flocos de milho, banana, feijão, lentilha, nozes, abacate, leite, entre outros.

 

Ômega-3
Fundamental para o bom funcionamento do sistema nervoso central, sendo encontrado em fontes vegetais como linhaça e chia, ou em peixes como o salmão, atum e sardinha.

 

Vitamina C
Está relacionada à produção de serotonina, e, consequentemente, aos quadros de depressão. Os fumantes devem tomar uma dose maior de vitamina C, a fim de prevenir a depressão causada por deficiência desta vitamina. Frutas como laranja, limão são excelentes fontes de vitamina C.

 

Inositol
Substância que ajuda a comunicação entre os neurônios, através dos neurotransmissores (serotonina, dopamina e outros). Ajuda a tratar depressão, problemas do sono e ansiedade por exemplo.

 

Fonte: Salgado, Jocelem Mastrodi. Alimentos inteligentes saiba como obter mais saúde por meio da alimentação; alimentos que previnem e/ou combatem. Prestígio,2005.

Por | 2017-04-10T23:45:10-03:00 10/04/2017|Blog da Doc|

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