Cabelos Grisalhos – Risco de doenças cardíacas?

Home»Blog da Doc»Cabelos Grisalhos – Risco de doenças cardíacas?

É comum que com a idade mais avançada que os cabelos grisalhos comecem a aparecer.

Porém, segundo recentes pesquisas, o aparecimento de cabelos grisalhos cedo demais pode ser um sinal de possíveis problemas de saúde para os homens.

É o que sugere o estudo conduzido na Universidade do Cairo – correlacionando os cabelos brancos à incidência de problemas cardiovasculares.

Segundo este estudo, o envelhecimento está associado a sinais dermatológicos que poderiam sinalizar aumento do risco de doenças cardiovasculares.

O cabelo grisalho e a aterosclerose (doença onde há excesso de gordura nas paredes das artérias) compartilham mecanismos semelhantes, como stress oxidativo, inflamação, alterações hormonais e envelhecimento de células funcionais.

O estudo incluiu 545 homens submetidos a uma angiografia coronária. ⠀
Os pacientes foram divididos em subgrupos de acordo com a presença ou ausência da doença arterial coronariana e a quantidade de fios brancos.

A quantidade de cabelos grisalhos foi avaliada usando uma pontuação de branqueamento de 1 a 5, desde o cabelo preto ao branco. ⠀
Com os resultados os pesquisadores descobriram que com o maior branqueamento do cabelo havia uma associação do risco de doença arterial coronária.

Essas descobertas sugerem que o cabelo grisalho pode ser um sinal de alerta de um maior risco cardiovascular, sendo importante que os homens realizem exames regulares para evitarem eventos cardíacos precoces.

Quer saber mais? ⠀
Agende um horário pelo telefone (31) 3273-0544 ou ws (31) 99308-4151

Referências: 1Dr Samuel will present the abstract ‘The degree of hair graying in male gender as an independent risk factor for coronary artery disease, a prospective study’ during Poster Session III.

Por | 2017-05-09T18:10:21-03:00 09/05/2017|Blog da Doc|

Leave A Comment

Avada WordPress Theme
Open chat
Olá! Aqui é a Dra. Flavia Denigris, tire suas dúvidas e agende sua consulta.
Powered by