Café da Manhã – O que comer?

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Existe um antigo ditado que diz que o café da manhã é a principal refeição do dia, e de que nela se deve comer como um rei. ⠀
Mas será que isso é benéfico para a saúde?

Ao se analisar mais profundamente, alguns pontos importantes precisam ser destacados.

De manhã, logo após se acordar, é o horário em que o cortisol (hormônio do estresse) está em seu pico, e o mesmo influencia a secreção de insulina. Toda vez que acontece o pico de cortisol, o corpo apresenta dificuldades com a insulina, criando uma resistência insulínica temporária.

Neste momento, se o alimento ingerido for rico em carboidratos (pães, massas, bolos, geléias), a glicose irá ficar circulando no corpo por mais tempo, dificultando outras funções importantes pela manhã, como a excreção e a desintoxicação. ⠀
Dessa maneira o corpo não está pronto para receber alimentos muito pesados no início do dia. O ideal é aguardar para que essa curva de cortisol baixe um pouco.

Por esse fato, seria interessante entregar ao corpo alimentos mais simples de serem processados para ajudá-lo nesse período de adaptação.

Um café da manhã a se pensar seria composto por chás, líquidos leves, suco de limão sem adoçar, etc. Algum tempo após a ingestão de líquidos, pode-se ingerir alimentos leves e de digestão mais simples, como:

Ovos e outras proteínas boas

Gorduras Boas, como abacate, coco, oleaginosas

Frutas ou outro carboidrato mais complexo, como farelo de aveia ou granola com baixo teor de carboidratos ⠀

Os alimentos sólidos contribuem com a riqueza de micronutrientes e macronutrientes, proporcionando uma melhor função do corpo ao longo do dia e a melhora nos níveis de saciedade.

Sendo assim, o café da manhã ideal é aquele que não é feito logo que se acorda, havendo uma espera de pelo menos 30 minutos entre a ingestão de líquidos e alimentos sólidos, momento em que o cortisol baixa e o corpo está preparado para receber o alimento.

Quer saber mais? Agende um horário pelo telefone (31) 3273-0544 ou ws (31) 99308-4151

Referência: Why Is Breakfast Making Me Hungry?
https://shapescale.com/blog/health/nutrition/post-breakfast-hunger/

Por | 2017-05-25T16:35:49-03:00 25/05/2017|Blog da Doc|

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