Comer em um número maior de vezes ao dia, ou seja, comer com um intervalo máximo de 3 horas teria um possível efeito para o emagrecimento e benefícios para a saúde em geral?
Estudos demonstram não existirem muitos efeitos positivos de comer em curtos espaços de tempo para a maioria da população, especialmente para aquelas pessoas que não necessitam de muitas calorias por dia.
⠀
Estudos também sugerem que pessoas que consomem diversas refeições ao dia têm picos de insulina menos acentuados, mas têm o nível de açúcar no sangue mais elevado, o que não é indicado, pois muitas vezes esses lanchinhos acabam sendo alimentos industrializados de fácil acesso e nada saudáveis, como biscoitos, devido a correria do dia a dia.
⠀
Então, o processo de digestão não acelera o metabolismo? Sim, mas isso acaba se tornando algo irrelevante, visto que não contribui significativamente para a perda peso. Ao contrário do que se pensava, o jejum também não lentifica o metabolismo, exceto a partir de 72 h jejuando.
⠀
Logo, isso significa que não é a quantidade de vezes que você come por dia que irá influenciar na sua saúde, e sim a qualidade dos alimentos que você escolhe.
⠀
Quais seriam alimentos que poderiam manter as pessoas saciadas por mais tempo, para assim, não sentirem fome em curto espaço de tempo?
⠀
Proteínas: aumentam a sensação de saciedade, diminuindo a ânsia de comer. O contrário acontece com os carboidratos, que aumentam de forma mais contundente a insulina, nosso hormônio acumulador de gordura.
⠀
Ingestão de gorduras boas: ajuda a manter a dieta equilibrada, a saúde em dia e contribui para a saciedade.
⠀
Água: O centro da sede no sistema nervoso fica próximo ao centro da fome, e essas sensações podem ser confundidas. Manter o corpo sempre hidratado contribui para a regulação do apetite e controle da saciedade.
Leave A Comment