Comer de 3 em 3 horas é bom?

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Comer em um número maior de vezes ao dia, ou seja, comer com um intervalo máximo de 3 horas teria um possível efeito para o emagrecimento e benefícios para a saúde em geral?

Estudos demonstram não existirem muitos efeitos positivos de comer em curtos espaços de tempo para a maioria da população, especialmente para aquelas pessoas que não necessitam de muitas calorias por dia.

Estudos também sugerem que pessoas que consomem diversas refeições ao dia têm picos de insulina menos acentuados, mas têm o nível de açúcar no sangue mais elevado, o que não é indicado, pois muitas vezes esses lanchinhos acabam sendo alimentos industrializados de fácil acesso e nada saudáveis, como biscoitos, devido a correria do dia a dia.

Então, o processo de digestão não acelera o metabolismo? Sim, mas isso acaba se tornando algo irrelevante, visto que não contribui significativamente para a perda peso. Ao contrário do que se pensava, o jejum também não lentifica o metabolismo, exceto a partir de 72 h jejuando.

Logo, isso significa que não é a quantidade de vezes que você come por dia que irá influenciar na sua saúde, e sim a qualidade dos alimentos que você escolhe.

Quais seriam alimentos que poderiam manter as pessoas saciadas por mais tempo, para assim, não sentirem fome em curto espaço de tempo?

Proteínas: aumentam a sensação de saciedade, diminuindo a ânsia de comer. O contrário acontece com os carboidratos, que aumentam de forma mais contundente a insulina, nosso hormônio acumulador de gordura.

Ingestão de gorduras boas: ajuda a manter a dieta equilibrada, a saúde em dia e contribui para a saciedade.

Água: O centro da sede no sistema nervoso fica próximo ao centro da fome, e essas sensações podem ser confundidas. Manter o corpo sempre hidratado contribui para a regulação do apetite e controle da saciedade.

Por | 2017-04-11T16:12:27-03:00 11/04/2017|Blog da Doc|

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