A disbiose se estabelece quando a microbiota intestinal é prejudicada por desequilíbrios de micro-organismos patogênicos afetando negativamente a saúde física, mental e até emocional das pessoas.
⠀
As causas da disbiose intestinal estão relacionadas desde o tipo de parto que o indivíduo teve até sua frequência de uso de álcool.
⠀
Alguns gatilhos mediadores relacionados a disbiose são:
⠀
Uso de antibióticos
⠀
Consumo excessivo de álcool
⠀
Baixa qualidade de vida (stress)
⠀
Consumo de açúcar e alimentos industrializados
⠀
Doenças intestinais como síndrome do intestino irritável e constipação intestinal
⠀
Estudos tem apontado a disbiose como fator de risco de diversas patologias, como obesidade, diabetes, doença celíaca, síndrome metabólica, entre outras. Já foi inclusive estabelecido que indivíduos de peso considerado normal tem a flora bacteriana diferente de indivíduos obesos, com predominância de tipos diferentes de bactérias. Até mesmo a doença de Parkinson já foi relacionada à saúde intestinal.
⠀
Durante o tratamento é desenvolvido um plano personalizado para o indivíduo, com uma rotina alimentar associada a suplementos probióticos e/ou prebióticos, para melhorar a colonização bacteriana e restabelecer a qualidade de vida do paciente.
⠀
Quer saber mais? Agende um horário pelo telefone (31) 3273-0544 ou ws (31) 99308-4151
⠀
Referência: SPEZIA, Gabriela et al. Microbiota intestinal e sua relação com a obesidade. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, São Paulo, v.3, n.15, p.260-267, maio/jun. 2009
Leave A Comment