Esteatose hepática – Entenda

Home»Blog da Doc»Esteatose hepática – Entenda

Esteatose hepática, popularmente conhecida como fígado gorduroso, é uma condição que se caracteriza pelo acúmulo de gordura no fígado, órgão que exerce diferentes funções importantíssimas no corpo humano. A esteatose hepática pode ser mais comumente classificadas como alcoólica e não alcoólica. Falaremos aqui da não alcoólica.

Antigamente, pouco valorizada, hoje já se sabe que o aumento dessa gordura pode provocar inflamações que são capazes de se agravarem e evoluírem para quadros mais sérios como:

Hepatite Gordurosa
Cirrose hepática
Câncer

Alguns fatores que influenciam no desenvolvimento do quadro de esteatose não alcoólica são sobrepeso e obesidade, diabetes, sedentarismo, má nutrição.

Nos quadros mais leves a doença pode ser assintomática.

Alguns sintomas iniciais podem ser cansaço, indisposição, aumento do fígado e perda de apetite.

Já nos estágios mais avançados alguns sintomas comuns são dores, inchaço abdominal e desconforto epigástrico.
Em geral, o diagnóstico é feito de maneira acidental pelo encontro de elevações nas enzimas hepáticas ou pelo encontro de hepatomegalia ao exame clínico, levando ao ultrassom de abdome.

Após o diagnóstico se iniciam os tratamentos, analisando fatores importantes como estilo de vida do paciente, dieta, uso de medicamentos e outras condições de saúde.

Existem alguns medicamentos e fitoterápicos que podem ajudar a tratar a esteatose. Existem recomendações que podem auxiliar na prevenção e na melhora de quadros, sendo algumas:

Deve-se controlar o triglicérides, o colesterol, a glicemia, e, se possível, trocar medicamentos que possam estar colaborando para a esteatose. Manter o peso ideal e controlar a gordura abdominal. Manter um padrão de alimentação saudável de acordo com as necessidades diárias de cada pessoa. Evitar o uso de bebidas alcoólicas de maneira indiscriminada e sem moderação.

Restrição no consumo de alimentos com gorduras ruins e carboidratos refinados.

Nosso próximo vídeo trará mais informações valiosas sobre este tema. Assinem o canal no YouTube!

Por | 2017-04-11T16:18:00-03:00 11/04/2017|Blog da Doc|

Leave A Comment

Avada WordPress Theme
Open chat
Olá! Aqui é a Dra. Flavia Denigris, tire suas dúvidas e agende sua consulta.
Powered by