Farinhas Saudáveis

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Pode ser difícil pensar em uma alimentação sem farinha de trigo, e que não seria fácil excluir diversos alimentos de nossa dieta.

A nossa farinha de trigo branca não é uma boa opção para o consumo. Além de conter glúten, que causa problemas em indivíduos predispostos e até mesmo desconforto em muitas pessoas sem sensibilidade conhecida ao mesmo, por suas propriedades inflamatórias, é produzida através do processo industrial de refinamento, transformando-a em pó fino. ⠀

Este processo retira grande parte dos nutrientes do alimento, tornando-o muito pobre em fatores nutricionais e com grande redução de fibras.

Quando se fala em farinha de trigo integral, o que vem à mente é o grão todo de trigo sendo moído para resultar em farinha. Mas, no Brasil, não é bem assim. ⠀

A maioria da nossa farinha de trigo “integral”, nada mais é do que a branca refinada misturada com farelo de trigo, para dar a cor mais escura. ⠀
Cuidado com farinhas como a de Amaranto, grande aliada no emagrecimento auxiliando no controle de apetite por causa das fibras, reduzindo a pressão arterial e evitando casos como anemia, mas que possui alto índice glicêmico. ⠀

Bem como a farinha de Arroz, que é livre de glúten e com grandes quantidades de fibras e vitaminas (se for integral), porém possui alto índice glicêmico. ⠀
Também polvilho e tapioca possuem alto índice glicêmico. ⠀

Quais seriam boas opções para substitutos da farinha de trigo? ⠀

-Farinha de Linhaça: Rica em ômega 3, ômega 6, fibras, vitaminas e minerais. Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, no emagrecimento, na redução do risco de câncer, do colesterol, e melhora sintomas da menopausa. Tem baixo índice glicêmico. A dourada tem sabor mais agradável para quem não está habituado ao gosto. ⠀

-Farinha de oleaginosas e amendoim: Saborosas, ricas em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a abaixar o colesterol e a pressão arterial. Possuem proteínas e fibras, além de vitaminas antioxidantes, como a vitamina E. Bom índice glicêmico.

-Farinha de Chia: rica em ômega 3, antioxidantes, fibras e proteínas. Estudos a relacionam com menor índice de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer controle do colesterol e da hipertensão. Possui baixo índice glicêmico.

-Farinha de Coco: Não contém glúten, é rica em fibras e triglicerídeos de cadeia média, que são gorduras rapidamente metabolizadas pelo fígado, que não se acumulam no tecido adiposo. Também é rica em proteínas. Reduz o risco de diabetes, de doenças cardíacas, de câncer e ajuda na regulação do colesterol.

-Farelo de Aveia: é o preparado de aveia com maior quantidade de fibras, estando relacionado à prevenção de diabetes, câncer de cólon, dislipidemias e doenças cardiovasculares. A beta glucana ajuda na saciedade, sendo interessante como carboidrato para a perda de peso. Não possui glúten, mas pode sofrer contaminação durante sua fabricação.

-Farinha de Banana-verde: Possui baixo índice glicêmico, ajuda a baixar o colesterol e a glicemia, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, o que também se deve ao seu alto teor de potássio. Rica em magnésio (boa notícia para quem sofre com TPM), vitamina B6 (hemoglobina) e fibras, sendo ótima para auxiliar o trânsito intestinal e ajudar a prevenir câncer de cólon.

-Farinha de Berinjela: Rico em fibras e ajuda na saciedade, sendo uma aliada para quem busca perder peso. Contém vitaminas que fortalecem o sistema imunológico. Possui baixo índice glicêmico.

-Farinha de Maracujá: Melhora colesterol e pressão arterial, auxilia na ansiedade, pois tem niacina, que também exerce papel na produção hormonal. A pectina confere saciedade, o que auxilia a perda de peso e controle da glicemia, pois tem baixo índice glicêmico. É rica também em cálcio, fósforo e ferro.

-Farinha de Quinoa: Provê proteínas, ferro, cálcio, fibras, ômega 3 e 6. É em aminoácido triptofano, precursor da serotonina, neurotransmissor que confere sensação de bem estar. A quinoa tem sido considerada um dos melhores alimentos do mundo, e o melhor cereal dentre todos.

Com tantas opções mais saudáveis, você não precisa mais se preocupar na hora de escolher a sua farinha.
Quer saber mais? ⠀

Agende um horário pelo telefone (31) 3273-0544 ou ws (31) 99308-4151

Referencias: 11 tipos de farinha para fazer substituições saudáveis
https://blog.kitanda.com.br/11-tipos-de-farinha-para-fazer-substituicoes-saudaveis/

Por | 2017-05-09T18:07:10-03:00 09/05/2017|Blog da Doc|

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