Fitoterápicos no emagrecimento

Home»Blog da Doc»Fitoterápicos no emagrecimento

A obesidade é hoje um dos fatores de maior preocupação na área da saúde.

Além do comprometimento estético, a obesidade está relacionada à maior morbidade e mortalidade por várias causas. Desta forma, esse distúrbio metabólico merece atenção médica, tanto no diagnóstico diferencial como no tratamento adequado.

Alguns tratamentos e prevenção incluem: alimentação equilibrada, atividade física, fitoterapia e até realização de cirurgias em casos extremos. Destaca-se a fitoterapia sendo cada vez mais procurada como um constituinte do tratamento de primeira escolha para a obesidade, principalmente pela facilidade de acesso a estes tipos de compostos baseados nas propriedades naturais curativas de plantas medicinais, as quais têm sido reconhecidas como benéficas e eficazes em vários tipos de patologias. Alguns dos fitoterápicos mais conhecidos para o emagrecimento e seus benefícios são:
Garcinia Cambogia (Garcinia) – Atua por mecanismos exclusivamente metabólicos, como a redução do apetite por aumento da sensação de saciedade, aumento da termogênese, inibição da síntese de ácidos graxos e colesterol, ocorrendo redução do acúmulo de gordura nos adipócitos e no sangue, na forma de triglicérides.
Cassia nomame (Cassiolamina) – Os inibidores da enzima lipase são fortes candidatos para prevenir e tratar a obesidade. A gordura ingerida não é absorvida e armazenada pelo organismo, ocorrendo assim a sua eliminação.
Coffea Arábica (café) – O principal princípio ativo é a cafeína, que age reduzindo a oxidação lipídica, aumentando a termogênese e inibindo a enzima fosfodiesterase.
Camellia Sinensis (chá verde) – Possui polifenóis e cafeína que aumentam o gasto energético e a oxidação de gorduras, atuando como termogênico, além de possuir antioxidantes.

Recomenda-se sempre procurar profissionais capacitados, que compreendam sobre os efeitos e aplicações das plantas medicinais, para assim se obter o melhor tratamento possível.

Quer saber mais? ⠀

Agende um horário pelo telefone (31) 3273-0544 ou ws (31) 99308-4151

Fontes: Diversos artigos (solicite envio)
1. Harri Lorenzi e F. J. Abreu Matos: Plantas medicinais no Brasil, Editora
Plantarum

Por | 2017-04-20T17:03:26-03:00 20/04/2017|Blog da Doc|

Leave A Comment

Avada WordPress Theme
Open chat
Olá! Aqui é a Dra. Flavia Denigris, tire suas dúvidas e agende sua consulta.
Powered by