Hipotireoidismo Tipo 2 – Entenda a diferença

Home»Blog da Doc»Hipotireoidismo Tipo 2 – Entenda a diferença

A glândula tireoide desempenha importante papel na saúde do corpo como um todo. ⠀
A tireoide é uma glândula em forma de borboleta, localizada na face anterior do pescoço e que regula o nosso metabolismo. Ela produz os hormônios T1, T2, T3 (triiodotironina), T4 (tiroxina) e Calcitonina. ⠀

T3 e T4 são os considerados aqui, pois se relacionam ao metabolismo corporal. T3 é a forma ativa e T4 se transforma em T3.

Quando a tireoide não funciona de maneira correta, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo, ou em excesso, ocasionando o hipertireoidismo.

Vamos falar do hipotireoidismo tipo 2, condição desconhecida pela maioria dos médicos, em que não há problema na tireóide como no hipotireoidismo convencional, mas sim uma resistência à ação do seu hormônio T3.

Diversos fatores como o stress, dieta desequilibrada, doenças crónicas, tóxicos ambientais fazem com que haja uma resistência celular à conversão de T4 em T3 e uma ocupação dos receptores das células por uma forma diferente do hormônio , o T3 reverso, cuja dosagem é importante para o diagnóstico. ⠀

Os níveis de TSH no sangue geralmente estão normais, bem como de T3 e T4. Com base em critérios clínicos – a dosagem do complexo vitamínico B, selénio, zinco, ferro e ferritina, bem como a medição do tempo dos reflexos e a medição da temperatura corporal basal podem ser muito úteis no diagnostico. ⠀

Alguns sintomas do hipotireoidismo?

Ganho de peso independente do aumento de apetite

Cansaço constante, sem conseguir dormir

Depressão e irritabilidade acentuadas

Dores constantes nas articulações e musculatura

Sensação de frio (mesmo no calor)

Constipação

Aumento do colesterol ruim

Outros

Há fórmulas fitoterápicas moduladoras da tireóide que, juntamente com a alimentação adequada e outras medidas indicadas pelo médico, podem corrigir o problema.

Portanto se tem diabetes, depressão, aumento das gorduras no sangue, fadiga crónica, fibromialgia, Alzheimer, Parkinson, enxaqueca, stress, ansiedade ou excesso de peso considere consultar um médico que possa descartar o hipotireoidismo como causa subjacente.

draflaviadenigrisQuer saber mais? Agende um horário pelo telefone (31) 3273-0544 ou ws (31) 99308-4151

Referência: Type 2 Hypothyroidism: How to Diagnose and Treat Unhealthy Thyroid

Type 2 Hypothyroidism: The Epidemic Nobody Is Talking About

Por | 2017-05-25T16:41:34-03:00 25/05/2017|Blog da Doc|

Leave A Comment

Avada WordPress Theme
Open chat
Olá! Aqui é a Dra. Flavia Denigris, tire suas dúvidas e agende sua consulta.
Powered by