A importância da saúde intestinal

Home»Blog da Doc»A importância da saúde intestinal

A microbiota, conhecida como flora bacteriana intestinal, está relacionada a doenças do sistema nervoso.

Um estudo do Instituto de Tecnologia da Califórnia (CalTech) constatou que sintomas neurológicos da doença de Parkinson são apenas o estágio final da patologia, e que sua verdadeira origem estaria no intestino.

A constipação intestinal é um dos primeiros sinais desta doença, aparecendo cerca de dez anos antes do quadro neurológico.

Os achados mostram que as alterações na microbiota representam um fator de risco para a patologia, uma vez que, transplantando bactérias intestinais entre indivíduos, transfere-se sintomas motores de Parkinson.

Com isto, abre-se um campo para maiores estudos sobre os probióticos, hoje utilizados para auxiliar o tratamento da constipação intestinal de pacientes com a doença, se poderiam, de alguma forma, atuar amenizando os sintomas motores, através da modulação da microbiota.

Na obesidade, tem-se feito descobertas também muito importantes em relação à microbiota.

Já se identificou a relação entre ela e a deposição de ácidos graxos, aumento da adiposidade corporal, estimulo de citocinas inflamatórias e indução de resistência à insulina, deteriorando o perfil cardiometabólico.

A composição da flora bacteriana intestinal do obeso é diferente, e, após estudos com transplantes de fezes em camundongos, observou-se alteração do peso dos indivíduos.

O uso de probióticos e prebióticos na alimentação pode ser medida preventiva ou terapêutica, por favorecer uma composição saudável e maior funcionalidade da microbiota, auxiliando no tratamento de doenças, como a obesidade.

 

Fontes:

1 – https://m.caltech.edu/news/parkinsons-disease-linked-microbiome-53109

2 – Microbiota intestinal e risco cardiometabólico: mecanismos e modulação dietética – Ana Carolina Franco de Moraes, Isis Tande da Silva, Bianca de Almeida-Pititto e Sandra Roberta G. Ferreira

3 – Bactérias Intestinais e Obesidade – Gustavo Chab Pistelli, Cecilia Edna Mareze-da-Costa

Por | 2017-04-11T12:17:48-03:00 11/04/2017|Blog da Doc|

Leave A Comment

Avada WordPress Theme
Open chat
Olá! Aqui é a Dra. Flavia Denigris, tire suas dúvidas e agende sua consulta.
Powered by