O que é Jejum Intermitente?

Home»Blog da Doc»O que é Jejum Intermitente?

O Jejum Intermitente é um termo usado para nomear um padrão alimentar que se alterna entre períodos de jejum e alimentação.

Ou seja, se refere aos períodos em que você fica sem comer.

O jejum intermitente não é uma dieta, mas um estilo de vida. Isso se dá pelo fato de serem notados efeitos positivos no organismo que favorecem a perda de gordura e melhora da composição corporal.

Diversos processos no nosso organismo mudam quando entramos em jejum por determinado tempo.

Existem protocolos de Jejum Intermitente estudados para serem adaptados a cada pessoa, como de 12, 16 e 24h.

Mas quais são os benefícios mais conhecidos até o momento, segundo estudos? Há fortes indícios de que, ao entrar no ciclo de Jejum Intermitente, aconteçam mudanças nos níveis hormonais, que auxiliam na queima das reservas de gordura. Reparações celulares importantes também se iniciam:

Emagrecimento e redução da gordura visceral – É notado o aumento da secreção do HGH (hormônio do crescimento humano), o que traz benefícios para a perda de gordura e ganho de massa muscular. – Quedas nos níveis de insulina também acontecem, favorecendo o acesso a reservas de gordura.

Longevidade e proteção contra doenças – Também são notadas alterações na função dos genes relacionados à longevidade e maior proteção contra doenças. Há promoção da Autofagia Celular, em resumo, quando jejuamos, o corpo inicia um processo de “reciclagem” de componentes das células. , aumentando a expectativa de vida delas, e o combate o stress oxidativo, que é ligado a diversas doenças como câncer, e ao envelhecimento.

Saúde cerebral – Aumento da proteína BNDF no cérebro, aumentando a saúde do sistema nervoso.

Saúde cardiovascular – O jejum intermitente também melhora diversos dos fatores de risco associados à saúde cardíaca.

Mito: Ao contrário do que muitos pensam, jejuar não lentifica o metabolismo, exceto a partir de 72h de jejum. ✔ Existem diversas adaptações e protocolos de JI, então procure um profissional qualificado quando decidir adequar sua rotina ao jejum intermitente, para assim obter os melhores resultados e com toda segurança.
Fontes:
Harcombe, Z. (2012). Intermittent Fasting & Calorie Restriction.
Heilbronn, Leonie K., et al. “Alternate-day fasting in nonobese subjects: effects on body weight, body composition, and energy metabolism.” The American journal of clinical nutrition 81.1 (2005): 69-73

Por | 2017-04-11T16:25:05-03:00 11/04/2017|Blog da Doc|

Leave A Comment

Avada WordPress Theme
Open chat
Olá! Aqui é a Dra. Flavia Denigris, tire suas dúvidas e agende sua consulta.
Powered by