Qual óleo usar?

Home»Blog da Doc»Qual óleo usar?

Qual óleo usar?

Primeiramente vamos conhecer os tipos de gorduras:

Saturadas: Presentes em carnes gordas, banha, manteiga, palma, cacau, laticínios, coco, entre outros. Seu consumo deve ser moderado.

Monoinsaturadas: Presentes no azeite de oliva, canola, açaí, abacate e frutas oleaginosas (amendoim, castanhas, entre outros). Diminuem o LDL-colesterol e o colesterol total e podem aumentar o HDL.

Poli-insaturadas: Presentes nos peixes, óleos vegetais (girassol, soja, milho, canola, açafrão, algodão, gergelim) e nas frutas oleaginosas (castanhas, nozes, avelãs). Reduzem o LDL e o colesterol total.

Trans e Cis: Adicionadas pela indústria aos alimentos para maior sabor e palatabilidade. São as piores gorduras e comprovadamente relacionadas a doenças cardiovasculares. Agora vamos conversar sobre alguns tipos de óleo vendidos no mercado; ⠀

Óleo de coco: Fonte de gorduras saturadas, que são rapidamente metabolizados no fígado, e não aumentam o colesterol. Opte pelo óleo de coco para frituras. A banha de porco também é estável para frituras, mas deve ter um consumo moderado⠀

Óleo de soja: Quando aquecido, forma compostos tóxicos ao organismo. Possui grande quantidade de ácidos-graxos Omega-6, que resulta em inflamação crônica, fator de risco para muitas doenças.

Óleo de linhaça: fonte de ômega-3, contribui na prevenção do desenvolvimento da resistência à insulina e tem efeitos benéficos na saúde cardiovascular e cognitiva.

Azeite de oliva extra virgem: é rico em ômega-9, sendo associado com melhora no sistema cardiovascular, ação anticancerígena, anti-inflamatória, além de atenuar o Mal de Alzheimer. (Procure sempre o azeite prensado a frio com embalagem de vidro escuro e acidez menor que 5%).  ⠀

Fontes: Santos, R. D., et al. “I Diretriz sobre o consumo de gorduras e saúde cardiovascular.” Arquivos Brasileiros de Cardiologia 100.1 (2013): 1-40. P O LEDNE, R. A new atherogenic effect of saturated fatty acids. Physiol Res, v. 62, n.2, p. 139-43, 2013.

Por | 2017-04-10T23:53:05-03:00 10/04/2017|Blog da Doc|

Leave A Comment

Avada WordPress Theme
Open chat
Olá! Aqui é a Dra. Flavia Denigris, tire suas dúvidas e agende sua consulta.
Powered by