Você conhece a Melatonina? ⠀

Home»Blog da Doc»Você conhece a Melatonina? ⠀

Ela é um neuro-hormônio produzido naturalmente pelo corpo humano utilizando o triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, presente em alimentos como nozes, castanhas, leite e derivados, abacate, banana e batata. ⠀
A substância começa a ser produzida na glândula pineal quando o ambiente escurece, para ajudar o organismo a se preparar para dormir, e com o nascer do sol ou volta da claridade, a produção do hormônio é reduzida e vem a serotonina, o hormônio do bom humor.

A melatonina é responsável pela regulação do ciclo circadiano (melhora qualidade, tempo total e latência do sono).

Em pacientes autistas, essa melhora do sono ainda é acompanhada por uma melhora comportamental durante o dia. ⠀
A melatonina atua ainda no metabolismo energético, regulando a insulina e o tecido adiposo marrom. ⠀
Funciona também como antioxidante contra radicais livres, e auxilia na prevenção e tratamento do câncer e de crises de enxaqueca.

Com a idade a produção de melatonina sofre um declínio gradual.

O jet-lag também causa desregulação na sua produção, e ela ainda pode sofrer alterações dependendo da rotina diária de cada pessoa e da presença de luzes artificiais, como as de TV e celular.


O stress também reduz a melatonina, enquanto aumenta o cortisol e adrenalina, formando radicais livres e deixando o indivíduo mais propenso a doenças, como obesidade, diabetes, câncer, e ainda acelerando o envelhecimento.

Melhore sua produção de melatonina garantindo um ambiente confortável, silencioso, sem luz e com temperatura agradável ao dormir.

A suplementação deve ser bem indicada por um profissional, para evitar problemas como alterações em outros hormônios do corpo. ⠀

Fontes:
De Bruin, V. M. S. Importância da Melatonina na Regulação do Sono e do Ritmo Circadiano–Uma Abordagem Clínica.
REITER, Russel J. et al. Actions of melatonin in the reduction of oxidative stress. Journal of biomedical science, v. 7, n. 6, p. 444-458, 2000

Por | 2017-04-11T00:19:28-03:00 11/04/2017|Blog da Doc|

Leave A Comment

Avada WordPress Theme
Open chat
Olá! Aqui é a Dra. Flavia Denigris, tire suas dúvidas e agende sua consulta.
Powered by